Orientação para celebração

Desde já, pedimos a Deus que os abençoe nesta nova etapa de suas vidas. Que a celebração do Sacramento do Matrimônio, que os une como família cristã, possa ser a expressão de sua fé em Cristo e de comunhão com a Igreja.

Seguem abaixo algumas orientações da paróquia para a celebração do seu casamento:

1. Fotografia e Filmagem

As pessoas que executarem serviços de fotografia e/ou de filmagem não devem perturbar a celebração e nem desviar a atenção da assembléia, do padre ou dos noivos. Toda movimentação ou comunicação próxima ao altar deve ser respeitosa e os trajes dos profissionais devem ser condizentes com a sacralidade do templo. Os equipamentos (maletas, tripés etc) ficarão em local apropriado.

2. Ornamentação

O altar de nossa igreja é pequeno. Ele será ornamentado sem excessos pela própria Igreja. Segundo normas da Arquidiocese de Belo Horizonte, não é permitido decorar bancos com flores, outros adornos ou fitas. Também são proibidos velas, luminárias e castiçais. O sacrário, a cruz, imagens de santos e objetos religiosos não podem ser decorados.

3. Música

São reservados os seguintes momentos para a música:

  • Entrada do noivo / pais / padrinhos
  • Entrada das damas / aliança / noiva
  • Bênção das alianças
  • Assinaturas
  • Final da celebração

A música é preparada pela Igreja e deve acompanhar o espírito religioso da celebração, sendo aceitas apenas músicas clássicas ou religiosas. Não são permitidos temas de novelas ou de filmes, músicas sertanejas, MPB etc. A paróquia possui apenas uma caixa de som amplificada, e nosso equipamento de som é projetado exclusivamente para as vozes do padre e dos leitores, não havendo possibilidade de conectar instrumentos.

4. Trajes dos noivos

Solicitamos aos noivos que, em respeito ao ambiente religioso, sejam discretos e evitem trajes muito decotados ou indecorosos.

5. Padrinhos

São testemunhas do casamento, diante da Igreja e da sociedade, todos os que participam da celebração. É necessário, contudo, escolher algumas pessoas para representarem o casal de noivos no ato da cerimônia, mediante assinaturas. Como nossa igreja é pequena, permite-se até 8 casais de testemunhas (4 para o noivo e 4 para a noiva).

6. Procedimentos após a celebração

Na porta da igreja, não é permitido fazer festa, o que inclui comemorações com champanhe, bolo, valsa, chuva de arroz ou de pétalas de rosas. Somente é permitida a entrega de bombons.

7. Indicação do celebrante

Se os noivos convidarem um celebrante de fora e ele não comparecer na data e/ou horário do casamento, o pároco desta comunidade não fica obrigado a substituí-lo e as taxas pagas não serão devolvidas